quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ecologia Empresarial

A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da  nossa casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.




No fim do século XX, as questões ambientais ganharam maior destaque na imprensa e no dia-a-dia das pessoas. No início do século XXI, sob o cenário de insegurança, disparidades sociais e catástrofes ambientais anunciadas por ONG´s e pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), têm motivado a formação de técnicos em educação ambiental, técnicos em gestão ambiental e investimentos sustentáveis nos setores produtivos das empresas. 

 Diversas empresas procuram estabelecer estratégias de produção e manutenção de mercado através do desenvolvimento sustentável, que inicia desde o tratamento e reciclagem de matérias-primas até ao manuseio de ferramentas utilizadas na distribuição de um produto, mencionando também a reciclagem de produtos usados. No mercado sustentável, há a consciência de que não adianta o lucro rápido a curto prazo sem a garantia da continuidade das atividades produtivas.

Além da instalação de equipamentos de produção que otimizam o trabalho poluindo menos , é necessário organizar palestras e uma boa comunicação interna com os funcionários. As empresas conscientes buscam participar e expor seus produtos sustentáveis em eventos ambientais.



As ONG´s e associações ambientais têm inserido em suas pautas de ações, um conjunto de medidas a respeito da responsabilidade ecológica empresarial, uma das mais conhecidas é o Instituto Ethos, que mobiliza empresas a trabalharem de forma sustentável. Porém, muitas empresas utilizam a “maquilhagem verde”, ou seja, empresas que se lançam no marketing ambiental, formatam uma imagem de empresa responsável, mas na prática mantém o mesmo ritmo de produção predatória.

Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ecologia
http://www.infoescola.com/ecologia/empresarial/

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Empresas com preocupações ambientais

Portugal com 10 empresas de rótulo ecológico


O Rótulo Ecológico Europeu visa promover produtos e serviço que contribuam para reduzir os impactos ambientais negativos, por comparação com outros produtos do mesmo grupo, mas que não sejam amigos do ambiente. 

Dez empresas em Portugal que já usavam o Rótulo Ecológico Comunitário estão distinguidas com o símbolo ecológico da União Europeia, uma flor: a Margarida. 


As empresas certificadas são a Lasa - Armando Silva Antunes, que produz têxteis lar, a F.Lima, que fabrica "Produtos de limpeza do tipo Lava Tudo" e "Produtos de Limpeza para as Instalações Sanitárias", as Tintas Dyrup, especializada em tintas e vernizes, a Renova, Fábrica de Papel de impressão e escrita, a COELIMA, Indústrias Têxteis, que produz produtos têxteis, em particular têxteis lar, as Tintas Robialac, a Hempel Portugal, a Natura Pura Ibérica, a Refúgio Atlântico, Exploração Hoteleira e Turística e a Turiviana, Turismo Irmãos Laranjeira. 


Em Portugal, são doze os produtos ou gamas de produtos distinguidos com o Rótulo Ecológico Europeu, proveniente de 10 empresas e de cinco sectores de actividade económica, incluindo o turismo, enquanto que na Europa existem 663 empresas.

Ler mais: 
http://expresso.sapo.pt/portugal-com-10-empresas-de-rotulo-ecologico=f409822#ixzz2Unx4DmBw